O que é um Plano de Continuidade de Negócio?

Olá!

Tudo bem com vocês?

Um Plano de Continuidade de Negócio – PCN, é o desenvolvimento preventivo de um conjunto de estratégias e planos de ação de maneira a garantir que os serviços essenciais sejam identificados e preservados, mesmo com a ocorrência de um desastre.

Everton Miguel, proprietário da Atimus Service nos deu um exemplo, “Em um processo fabril, podemos ter uma planta da empresa onde operam mil máquinas, então teremos que identificar quantas máquinas são necessárias para que o negócio local continue operando com sua produção mínima, sem afetar o negócio. Logo, essas máquinas terão um tratamento diferenciado podendo até ficar separadas e conectadas a um gerador, por exemplo, garantindo assim a continuidade do negócio. Expandindo o exemplo para toda a empresa, o PCN atinge todos os processos e garante que a empresa se mantenha ativa mesmo em que haja uma catástrofe.”

PCN-Plano-de-Continuidade-de-Negócio

Este plano tem como objetivo principal a formalizar ações a e medidas de contingência para momentos de crise, evitando que os processos da organização sejam afetados, acarretando em perdas financeiras. Ele é parte fundamental do processo de organização de uma empresa.

O PCN deve ser revisado periodicamente, pois mudanças em processos ou atividades podem ter a necessidade de novos planos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *